29 anos de dedicação, aprendizado e evolução na MGS
Auxiliar Administrativo, Rangel Torres de Oliveira, é o Prata da Casa do mês de maio
Publicado em 14/05/2025 09:01 - Atualizado em 16/05/2025 14:02
Com uma trajetória marcada por comprometimento, evolução constante e amor pelo que faz, Rangel Torres de Oliveira está prestes a completar 29 anos de serviços prestados à MGS. Hoje, aos 48 anos, ele é auxiliar administrativo na Gerência de Contabilidade e Finanças da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e se destaca como um exemplo de empregado público.
Natural de São Paulo, mas criado em Alvinópolis-MG, Rangel chegou a Belo Horizonte aos 18 anos, movido pelo desejo de conquistar uma vida melhor. Em julho de 1996, iniciou sua história na MGS como mensageiro- atualmente conhecido como office boy- na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), e desde então trilhou um caminho inspirador. Passou por diversos órgãos como a Polícia Civil, Ipsemg, Setop e, desde 2011, está na Fapemig.
Busca constante por novos aprendizados
Mesmo tendo iniciado sua carreira com o ensino médio completo, Rangel nunca parou de estudar. “Entrei com segundo grau, mas busquei e encontrei algumas formas de crescer na empresa realizando novos processos seletivos à medida que conseguia conquistar novas formações. Hoje tenho cursos técnicos em contabilidade e enfermagem, sou tecnólogo em gestão de recursos humanos e pós-graduado em gestão pública”, conta, orgulhoso.
Questionado sobre o que o motivou a permanecer quase três décadas na empresa, Rangel é direto: “Gosto muito do que faço e encaro cada novo dia de trabalho como se fosse o primeiro. Nunca tive problemas com os clientes, advertência ou devolução. Sempre busquei novos aprendizados”. Ele destaca, ainda, que o equilíbrio emocional é tão essencial quanto a competência técnica. “Você pode ser excelente tecnicamente, mas se não souber se relacionar, perde tudo. Saber equilibrar razão e emoção é fundamental”.
Ao longo de sua trajetória, Rangel enfrentou desafios que o impulsionaram a crescer. “Realizei dois processos seletivos da MGS em busca de cargos melhore
s e cada nova função trouxe algo diferente e mais difícil. Isso nos ajuda a evoluir, tanto intelectualmente quanto como pessoa. A gente aprende com todo mundo, dos mais experientes aos que estão começando”, garante.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Atualmente, na Fapemig, ele atua há 14 anos com rotinas dinâmicas relacionadas à folha de pagamento, contas e convênios. Seu trabalho é reconhecido e admirado por colegas e gestores. Segundo a gerente de Contabilidade e Finanças da fundação, Luciana Barbosa, o colaborador é dedicado, pontual, proativo e sempre disposto a ajudar. “Trabalho com Rangel há 11 anos. Ele dissemina conhecimento sobre a MGS com os demais colaboradores e acho isso muito positivo”, afirma.
Além da vida profissional sólida, Rangel também valoriza o equilíbrio pessoal. Casado há 25 anos com uma colega de empresa, que ele mesmo incentivou a ingressar na MGS, vive com a esposa e a mãe, com quem compartilha uma rotina tranquila. “Aprendi a não levar os problemas do trabalho para casa e nem o contrário. Isso ajuda a manter o equilíbrio emocional. Não somos robôs, mas dá para separar”, assegura.
Para Rangel, a MGS representa gratidão, aprendizado e realização. “Ver prazer no que se faz é o que me motiva. Não podemos ficar na zona de conforto. Precisamos buscar novos conhecimentos por conta própria. E vencer, para mim, foi tudo isso: sair do interior, vir para BH, conseguir um emprego e construir uma vida com dignidade”.
por Nathalia Bittencourt