A jornada artística de um porteiro que transforma horas vagas em obras de arte
Talento da Casa alocado na Escola Municipal Monsenhor Artur De Oliveira ilustra livros infantis e cria belíssimas pinturas e quadros
Publicado em 30/10/2024 09:33
Em meio à rotina diária como porteiro, Eugenio André Costa de Menezes de Souza carrega outra identidade que poucos conhecem. Embora sua carreira profissional esteja voltada para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas que passam pelos portões das escolas em que é alocado, é nos momentos livres que ele verdadeiramente se realiza: como ilustrador de livros infantis e criador de belíssimas pinturas e quadros.
Aos cinco anos de idade, o colaborador da MGS começou a desenhar, paixão herdada de sua mãe, uma habilidosa pintora de quadros. "Comecei a desenhar muito cedo, e sempre foi algo que fiz por realização pessoal. Minha mãe pintava, e acho que herdei esse dom dela. Com o tempo, me especializei, fiz cursos no exterior e, mesmo sem o objetivo de comercializar, continuei criando”, explica.
Empregado da MGS há dois anos, nosso Talento da Casa faz parte do quadro de apoio da empresa, que conta com colaboradores para realizar a substituição e/ou troca de empregados, quando necessário. Atualmente, o porteiro está alocado na Escola Municipal Monsenhor Artur De Oliveira, no bairro Caiçara, em Belo Horizonte.
Experiência no exterior
Eugenio trabalhou no Brasil como agente penitenciário por 11 anos, mas em 2011 decidiu tentar uma nova carreira nos Estados Unidos. O profissional é formado em desenho artístico pela INAP e pela Escola Guignard, além de ter formação em animação pela Washington Animations.
“Meu irmão já morava nos Estados Unidos e eu queria mudar de ares. Morei em San Diego, cidade da Califórnia, por oito anos. Durante este tempo trabalhei em concessionária de veículos, na manutenção de navios, mas não deixei minha paixão pelo desenho de lado. Fiz cursos e participei de exposições de artes, como a First Friday Aceanside Califórnia. Meu irmão é skatista profissional e consegui um contrato comercial com uma marca de skate para fazer a arte dos shapes dos skates dele. Foi uma excelente experiência”, afirma.
Busca por estabilidade
Quando retornou ao Brasil, em 2019, Eugênio continuou com suas artes, mas buscava um emprego que trouxesse mais estabilidade. “Tudo que conquistei foi no exterior, voltei melhor. Mas queria algo mais estável e fiquei sabendo da MGS. A gente não pode parar nunca e tem que saber de tudo um pouco, estar em movimento. Vi na MGS uma possibilidade de conhecer muitas pessoas também e no trabalho muitos me ajudam a divulgar minha arte, desde as diretoras das escolas até as professoras, colegas da MGS”, explica.
Processo de criação
Atualmente a arte favorita de Eugênio é a ilustração infantil. De acordo com o talento, um livro está em produção para ser lançado em breve. “Por força de contrato não posso dar detalhes, mas estou feliz com essa realização. Gosto muito de ilustração pela facilidade que tenho em mexer no programa que uso, já estou familiarizado. Desenho a mão livre o esboço e faço digitalmente via Ipad. Também faço trabalhos com pintura, aquarela, pintura em acrílico tradicional, tudo que envolve arte”, garante.
Mural de exposição
Selecionamos algumas artes produzidas pelo porteiro Eugênio para serem expostas no mural do 12º andar da Sede da MGS. O material já pode ser conferido!
Como participar
O projeto Talentos da Casa é uma exposição localizada no 12º andar da sede, que tem como objetivo apresentar e valorizar os diversos artistas da empresa que pouca gente conhece. Todo empregado da MGS que tiver um trabalho artístico, seja pintura, desenho ou grafite também poderá expô-lo. Para participar, basta entrar em contato com a Coordenadoria de Comunicação pelo e-mail: nathalia.bittencourt@mgs.srv.br
Saiba mais sobre a arte de Eugênio pelo Instagram www.instagram.com/geninart71
por Nathalia Bittencourt