Amor pela fotografia de mais um Talento da Casa
Técnica de segurança de trabalho, Elizabeth Faustina mostra seu dom artístico em exposição de fotografia no tradicional Edifício Maleta
Publicado em 14/04/2025 10:12 - Atualizado em 14/04/2025 16:02
No dia a dia da MGS, há talentos que vão além do ambiente corporativo. Elizabeth Faustina, técnica de segurança e instrutora na Coordenadoria de Treinamento da MGS (Cotrei), que atua na Sede da empresa, revela um lado que poucos conhecem: a paixão pela fotografia.
Apesar da sua carreira estar voltada para a segurança e no desenvolvimento de treinamentos, é por trás das lentes que ela encontra sua verdadeira expressão artística. A fotografia é mais do que um hobby, é uma forma de liberdade e criatividade.
Interesse pela fotografia
Carinhosamente chamada de Beth pelos colegas, ela está há quase 17 anos na MGS. Seu interesse pela fotografia surgiu há 14 anos, quando decidiu se aprofundar na área por meio de um curso profissional.
Desde então, ela se dedica à produção de fotografias autorais, como uma forma de se expressar. “A fotografia autoral, pra mim, é mais do que um hobby. É um espaço onde posso experimentar, expressar e dar voz ao meu olhar sobre o mundo”, destaca.
Exposição “Quase Vida”: sensibilidade em detalhes
Atualmente, Beth apresenta sua exposição “Quase Vida” no Restaurante Feijão, no 2º andar do tradicional Edifício Maleta, em Belo Horizonte. A mostra, aberta ao público, acontece até o dia 30 de abril, e reúne imagens que exploram a beleza singular das conchas do mar. “As conchas são estruturas perfeitas, cheias de formas, relevos e texturas incríveis. Elas representam vidas breves, mas que deixaram vestígios duradouros. É uma reflexão sobre existência e permanência”, conta Beth.
Entre as obras, a colaboradora destaca uma fotografia de duas conchas lado a lado. “Gosto dessa imagem porque ela parece uma cena de encontro, como se fosse uma conciliação”, comenta.

Ainda, o prazer de ensinar
A arte de Beth vai além dos cliques, ela também compartilha seu conhecimento como professora, ensinando em aulas particulares, em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em escolas livres de fotografia. “Ensinar fotografia é um prazer. Eu ensino e aprendo o tempo todo. E ainda faço grandes amigos no processo”, afirma.
Seu trabalho já foi selecionado em editais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, da Fundação de Contagem, entre outras instituições. Beth mantém seu portfólio online disponível no site em que ela mesma desenvolveu: www.elizabethfaustina.com.br.
Mural de Talentos da Casa
Para celebrar essa artista incrível, selecionamos algumas de suas fotos, tanto da exposição “Quase Vida” quanto de outros projetos, para exibição no Mural Talentos da Casa, localizado no 12º andar da Sede da MGS. Essa iniciativa faz parte do projeto Talentos da Casa, que busca valorizar os artistas que brilham entre nossos colaboradores.
Quer participar?
Se você também é empregado(a) da MGS e possui algum talento artístico (pintura, escultura, fotografia, grafite etc.), entre em contato com a Coordenadoria de Comunicação pelo e-mail comunicacao@mgs.srv.br e mostre o seu talento!
Confira a galeria de fotos do trabalho de Beth Faustina!
por Regilane