Conscientização ambiental nas escolas é foco de projeto patrocinado pela MGS
Uma das unidades escolares a receber o espetáculo "O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar" foi a EMEI Xodó Marise, localizada na região Norte de BH
Publicado em 27/09/2024 11:31 - Atualizado em 27/09/2024 15:00
Levar cultura, entretenimento e educação de forma lúdica são os principais objetivos da MGS ao patrocinar projetos por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Desta vez, a empresa destaca o espetáculo “O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar”, criado para despertar nas crianças a atenção para o meio ambiente, a importância da diversidade e as belezas naturais que existem em nosso planeta. Uma das unidades escolares contempladas foi a EMEI Xodó Marise, localizada no bairro de mesmo nome, na região Norte de BH. No total, oito pockets shows serão realizados até o final do ano.
Foco nas comunidades com vulnerabilidade social
Inclusão social e desenvolvimento sustentável por meio de informação e conhecimento. Esta é mais uma das finalidades do projeto infantil patrocinado pela MGS que, de acordo com o idealizador e multiartista Cláudio Fraga, encanta e contagia o público por meio de atores que cantam, dançam e brincam a todo tempo na animada viagem com personagens do fundo do mar. “Nós procuramos trazer um show com foco na preservação ambiental, que é o conceito principal do projeto, ou seja, queremos conscientizar as crianças que desde pequeno devemos cuidar da natureza, do planeta e dos animais”, explica.
Para Fraga, o patrocínio da MGS é fundamental para levar e dar acesso à arte às comunidades da capital com vulnerabilidade social. “Procuramos sempre escolas públicas com regiões que tenham dificuldade de acesso à cultura, para levar a arte em locais onde a comunidade não tem tanta oportunidade de ir”, garante.
Oportunidade ímpar
Segundo a professora da EMEI Xodó Marise, Zuleica de Jesus, essa é uma oportunidade única para as crianças terem um aprendizado que vai além da sala de aula. “Elas se encantam com a magia do espetáculo, internalizando as brincadeiras e o ritmo das músicas, pois várias crianças aqui não têm acesso a esse tipo de evento. Foi lindo!", afirma.
Já para a auxiliar de apoio ao educando da MGS, Beatriz Alves dos Reis, a oportunidade vai além do aprendizado. “As crianças gostaram demais, é maravilhoso! É um incentivo muito bom pra elas e se não fosse a escola, com esse patrocínio da MGS para proporcionar esse momento, não viveriam isso. Muitas aqui nunca foram ao teatro”, assegura.
De acordo com a diretora da EMEI Xodó Marise, Cristina Oliveira Cardoso, o patrocínio da MGS promove a inclusão. “É bom ver as crianças encantadas e felizes com o espetáculo, pois nem sempre elas têm acesso a estes tipos de eventos. É muito importante empresas como a MGS ajudarem no fomento da cultura”, conclui.
Sobre o musical
O projeto musical infantil “O Tubarão Martelo nas Escolas - Shows”, é o mais novo projeto da marca O Tubarão Martelo, que possui mais de 25 milhões de visualizações no YouTube, muitos fãs pelo Brasil, e tem o seu conteúdo utilizado por professores, em muitas escolas de educação infantil.
É um projeto conceitual de entretenimento e de educação ambiental, voltado para as escolas públicas, para as crianças em idade pré-escolar, abordando as características de algumas espécies marinhas, que objetiva o entretenimento junto com a informação. O projeto “O Tubarão Martelo nas Escolas - Shows” é um projeto sobre a água, o mar e animais marinhos, sobre o planeta Terra e tem o intuito de fortalecer ainda mais a conscientização à cultura preservacionista de cuidados com a água e o meio ambiente.
Sobre o autor
Cantor, compositor, escritor, arranjador, produtor musical, produtor audiovisual, roteirista, filósofo e professor de musicalização infantil. É com essas experiências e vivências, que o multiartista Cláudio Fraga criou o personagem de ficção infantil “O Tubarão Martelo” e o espetáculo musical infantil “O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar”. A experiência de 14 anos como professor de musicalização infantil lhe garantiu a habilidade necessária para desenvolver produtos de qualidade, destinados ao público infantil.
por Nathalia Bittencourt