Lideranças da MGS participam de workshop sobre IA
Dezenas de profissionais acompanharam por dois dias palestras sobre como a inteligência artificial pode ser uma oportunidade para aumentar a eficiência nos serviços
Publicado em 11/12/2024 15:08
Membros dos Órgãos Estatutários e gestores da MGS participaram nos últimos dias 05 e 06 de dezembro do workshop: Inteligência Artificial nas Organizações - Oportunidades e Desafios. Dentre os professores convidados estavam Adriano Mussa, Ph.D, Reitor e Diretor Acadêmico e de Inteligência Artificial da Saint Paul Escola de Negócios, Jerri Ribeiro, bacharel em Ciências Contábeis com MBA em Gestão de Conhecimento, Tecnologia e Inovação e Patricia Peck Pinheiro, advogada especialista em Direito Digital, Propriedade Intelectual, Proteção de Dados e Cibersegurança com mais de 20 anos de atuação e PhD em Direito Internacional.
No primeiro dia, o responsável pela capacitação foi Adriano Mussa, que iniciou sua explanação abordando o que é, de fato, a transformação digital. “Tratamos o tema inteligência artificial (IA), mas não abordando com a euforia de que ele vai mudar o mundo. Explicar na prática o que de fato é IA e como trazê-la para o dia a dia dos negócios é o grande objetivo, assim como utilizá-la para aumentar a produtividade e eficiência, gerando mais satisfação nos stakeholders”, explica.
Tema relevante
Segundo a membro do Conselho Fiscal da MGS, Valdenise dos Santos Menezes, o tema do workshop foi muito apropriado para os tempos de hoje. “Além do aprendizado, para a prática tem uma grande utilidade. Na MGS trabalha-se com dados de alto volume, um ativo humano que traz muitas mudanças para o negócio. Ter computado o conhecimento destes comportamentos e hábitos humanos pode trazer um grande impacto para a operação, além de ser possível realizar uma projeção para o futuro, trabalhando isso estrategicamente. Gostei muito”, garante.
O diretor de Operações da MGS, Michel França, assegura que investir em desenvolvimento para uma empresa visa o crescimento é uma necessidade. “É interessante ter o Conselho de Administração e Diretorias presentes, especialmente na pessoa da diretora-presidente, pois a MGS precisa entender o que acontece no mercado e se colocar como protagonista para usar a tecnologia a nosso favor em nome da sustentabilidade da companhia. Muita coisa ainda não está tão clara em relação à IA, mas é um tema de muita relevância para sabermos usar melhor os nossos dados. Trazer isso para os gestores é levar também para toda a equipe, pois o conhecimento será replicado”, destaca.
Aplicação prática
No segundo dia, Jerri Ribeiro destacou a Tecnologia e IA nos Conselhos - Governança e riscos e Patricia Peck as Fronteiras Éticas na IA.
De acordo com o membro do Conselho de Administração, Fabrício Vieira Sucupira, as abordagens do workshop foram muito pertinentes. “Estamos em uma época propícia para isso e não vemos outras empresas tendo a iniciativa de promover esse treinamento e possibilidade de discussão de um tema que está em voga, novo, com aproximadamente dois anos no mercado. Não só importante para os membros do conselho e diretores, mas para os gerentes, tomadores de decisão. A aplicação do que a gente tem aprimorado sobre IA é que temos muitas oportunidades para melhorar os processos internos, mas também para criar produtos de soluções que já temos, como armazenagem de documentos”, explica.
Para o diretor de Unidade de Negócio Educação, Rômulo César Teixeira, a capacitação foi muito interessante. “É um tema relevante para a operação, a IA com efeito na prestação de serviço. Os palestrantes abordaram temas sensíveis e que têm interface com o modelo de negócio da MGS. Achei extremamente positiva a abordagem e a participação dos colegas, bem produtivo. Do que foi abordado vejo a possibilidade de praticar índices de riscos que podem impactar no direcionamento da estratégia. É aderente a nossa operação, algo que podemos aplicar praticamente de imediato”, finaliza.
por Nathalia Bittencourt