MGS adere ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Plataforma tem como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais
Publicado em 26/06/2024 10:01 - Atualizado em 26/06/2024 10:09
A modernização da MGS deu mais um passo na tarde de ontem (25/06) com o lançamento do ingresso da empresa ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Estiveram presentes no encontro o Diretor-Presidente da MGS, Marcelo Isoni, o Subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de MG – SEPLAG, Rodrigo Diniz, além dos membros da Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico da MGS e do governo.
O novo sistema que será utilizado por todos os setores da MGS traduz-se como uma plataforma de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento.
De acordo com o Diretor-Presidente da MGS, Marcelo Isoni, a novidade é aderente à estratégia da empresa de digitalizar processos. “Nesses cinco anos à frente desta gestão, desde o primeiro dia ainda na diretoria financeira, afirmava que não queríamos mais papel. Tanto que trabalhamos o projeto papel zero. E nosso setor de Recursos Humanos cumpriu um papel muito importante para termos uma evolução neste sentido, pois além de executar um programa de Educação a Distância, implementou a admissão digital, o PontoWeb. A implementação do SEI vem para reafirmar esse nosso compromisso”, garante.
Segundo o Subsecretário, Rodrigo Diniz, o SEI ganhou uma proporção nacional e em Minas Gerais, costuma-se dizer na Secretaria que a administração era uma antes e outra depois do SEI, devido ao grande impacto da ferramenta. “O SEI é um sucesso, pois dá flexibilidade, não amarra e garante agilidade. No entanto, a paltaforma precisa ser utilizado da maneira correta. Na primeira semana pode haver uma resistência ou outra, mas na próxima ninguém quer mais viver sem o SEI”, assegura.
Planejamento e execução
Durante o lançamento, a Presidente da Comissão de Implantação SEI!MG | MGS, Clarissa Botelho, apresentou os dados do projeto e destacou a ansiedade dos colaboradores MGS para usarem o sistema. “Agradeço a oportunidade de trabalhar neste projeto que foi um presente. As pessoas estão ansiosas para entrar e ficamos felizes com essa boa receptividade. Cumprimos o prazo de execução estipulado pelo programa de três meses e nesse tempo foram três workshops, 15 reuniões, quatro campanhas de comunicação, 270 usuários internos cadastrados, 110 setores cadastrados, 50 formulários específicos da MGS coletados com todas as áreas da empresa, três manuais de apoio aos usuários produzidos, o desenvolvimento de uma página web e de um regulamento interno que trata o uso do sei dentro da empresa”, explica.
Para a Diretora de Sistemas de Planejamento, Orçamento e Administração da SEPLAG-MG, Fernanda Mendes, o projeto na MGS foi de execução rápida e sem grandes imprevistos. “O SEI representa uma mudança de cultura, o serviço está adaptado ao papel e tem um apego natural, mas destaco na MGS a área da comunicação e gestão documental foram fundamentais para o projeto acontecer. Tudo que foi proposto fluiu, não houve resistência”, afirma.
Sobre o SEI
Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é hoje a ferramenta oficial do governo federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), e vem sendo adotado em toda a administração pública. O sistema se ampara em premissas como inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade.
por Nathalia Bittencourt